quarta-feira, 8 de outubro de 2008

"REPÓRTER ESTRÁBICO": CAFÉ SANTA CRUZ EM OBRAS





O Café Santa Cruz, na Praça 8 de Maio, na zona histórica, na Baixa, em Coimbra, está encerrado, em obras de remodelação, até ao próximo dia 19 deste mês de Outubro.
Este estabelecimento de hotelaria, que é, sem margem para dúvidas, o mais identificativo em riqueza patrimonial da cidade, em estilo neo-manuelino, caracterizado pelo tecto abobadado e pelas suas talhas em madeira, vitrais e arcadas em pedra de Ançã.
O Café Santa Cruz é uma referência na cidade, em Portugal e além-fronteiras. Fundado em 8 de Maio de 1923, funciona num edifício classificado como Monumento Nacional desde 1921. Como curiosidade, refira-se que o café “Magestic” da cidade de Coimbra é explorado pela mesma família há quarenta anos.
Em jeito de graça, mesmo ali ao lado, na Igreja com o mesmo nome, uma família de nobres, de conquistadores e povoadores, não se conforma: “Bolas!, há tantos anos aqui ao lado e nunca entrámos no Santa Cruz!”. Refiro, obviamente, a D. Afonso Henriques e D. Sancho I, seu filho, que repousam na igreja vizinha.

3 comentários:

Anónimo disse...

Falam sobre si no www.tertuliadecoimbra.blogspot.com

LUIS FERNANDES disse...

Muito obrigado. Se puder complemente melhor a informação de acesso. É que, com este endereço, não chego lá. Segundo a Web, é inexistente.
Um abraço.
Luis Fernandes

Anónimo disse...

ACIC e Luis Fernandes