quarta-feira, 10 de setembro de 2008

UMA BAIXA MUITO EM BAIXO MAS QUE É POSSÍVEL DAR A VOLTA


(RUA DO ALMOXARIFE)

(O JORGE ELISEU ENCERROU ESTA CASA, DE MALAS E CARTEIRAS -NA RUA EDUARDO COELHO-, E TRANSFERIU-SE PARA UMA OUTRA MAIS PEQUENA NA RUA DAS PADEIRAS)


Nas últimas duas semanas encerraram estas duas lojas. Infelizmente, como praga lançada dos céus, os estabelecimentos vão caindo por terra. Parece uma guerra. Os mais frágeis, como carne para canhão, vão sendo trucidados pela infantaria dos novos costumes.
Há vários motivos para esta razia, mas, uma delas, é também o facto desta zona comercial ser demasiado padronizada. É quase tudo igual, sobretudo "pronto-a-vestir" e sapatarias, e isso já deu. Os tempos são do reviralho.
Pode ser que rapidamente as coisas mudem. Pessoalmente, ainda que pareça o contrário, tenho muita esperança, sobretudo, nesta zona histórica. Aqui, por entre pedras centenárias, reside o futuro. Quem puder investir, faça-o agora. É altura certa para comprar.
Se quiser apostar no comércio, vá para negócios de vanguarda, alternativos ao que há por aqui, como por exemplo, livros usados, antiguidades e velharias; Galerias de arte com café; Estabelecimentos de consertos em profissões em desaparecimento; Uma boa mercearia fina, com móveis em réplica do antigo.
Aposte, sem medo, em hotelaria de qualidade e que marque a diferença. Por exemplo, numa boa casa de chá, com bolinhos caseiros; Uma boa casa de bombons e chocolates; Uma Tasca portuguesa, com móveis em réplica do antigo, com as frentes de pipas acopladas nas paredes, com ambiente revivalista, e com aquelas sandes de sardinha de pasta e de escabeche do nosso encantamento; Uma gelataria, se possível com gelado caseiro, de qualidade, para fugir ao estandardizado; Aposte na hotelaria com animação, se possível fado de Coimbra ou Cabaret, este é o verdadeiro ovo de Colombo destas zonas velhas.
Se tiver muito dinheiro e não souber o que lhe fazer, adquira um grande navio, já abatido ao activo, depois de licenciado, coloque-o, inactivo, no rio mondego, ao lado da Estação Nova, e faça dele o "QUEEN MARY" e o investimento do meu sonho. Ao nível da avenida, no convés, faça restaurante e café-esplanada; dos andares inferiores faça restaurante com orquestra residente, salão de baile e fados de Coimbra; Salão de Cabaret, anos vinte; Casino; Discoteca; Residencial, e tudo mais que lhe aprouver. Parece-lhe utópico? Não creio. É aposta ganha pela certa, desde que invista o seu dinheiro. Ou seja, sem recurso ao crédito.
Se, pelo contrário, gosta mesmo de comércio, aposte, com algum cuidado, em estabelecimentos de artesanato nacional e internacional de qualidade, etc.
Fuja de vender "trapos" e sapatos. Aposte em horários alargados, muito para além das 19 horas. Entre pela noite dentro. Esse é o caminho certo.
Se possível compre o espaço físico. No limite, e na impossibilidade de comprar, pague trespasse se for residual e de renda comportável. Nada de rendas de loucura, mesmo que seja uma ideia genial.
"Isto" vai dar a volta, mas vai levar o seu tempo. Por isso, aja com precaução. Caldos de galinha e cautelas nunca fizeram mal a ninguém.
Se assim fizer, com ponderação, verá que a médio prazo será uma aposta ganha. Acredite. Vá por mim. Eu estou cá. Se precisar de um consultor...

Sem comentários: