quarta-feira, 18 de junho de 2008

HISTÓRIAS DA MINHA ALDEIA (18): O SENHOR DOUTOR


(Este rapaz que está em cima do leão, presumivelmente "desaparafusado", continua ainda hoje a pedir uma moedinha senhor "dótor"-imagem da Web)


(O FAMOSO DANIEL "TATONAS", foto retirada da Web)


(Eis aqui o famoso "Taxeira". Se ele teve direito a figurar numa rua, tenha calma, porque você e eu, facilmente, também lá chegaremos.É só uma questão de tempo!)


 Quando mal acabei a escola primária, em 1966, vim trabalhar para Coimbra, para um café que exaustivamente referi: o saudoso Mandarim. 
Nessa altura, era costume na cidade, sobretudo na hotelaria, tratar toda a gente por doutor. Qualquer bicho-careta de brilhantina no cabelo, mesmo que estivesse sebento, uma gravata por cima de uma coçada camisa e estava feito um doutor. Talvez esse recalcado tratamento explique em parte esta mesma deferência, ainda hoje, usada e abusada na cidade. O que é curioso é que há sempre dois abusadores o que trata o outro por “doutor” e o presunçoso que, obrigatoriamente, se faz reconhecer com tal distinção.
Pode parecer confuso, mas vou explicar melhor. Por exemplo, hoje é muito natural ser abordado na Baixa, por pelo menos um demente, que, para chamar a sua atenção, empregará o vocativo “ó senhor “dótor”, dê-me uma moedinha”. E isto, não se pense, não é nada novo. Já nos anos 70, do século passado, havia na cidade dois cromos, onde a senilidade imperava, que usavam o mesmo método de introdução à moeda: o Daniel “tatonas” e o Raul dos Reis Carvalheira, mais conhecido como “Taxeira” - figura típica coimbrã que, não sei bem em que critérios assentou, mas é nome de rua na cidade dos estudantes. 
Penso que já é visível onde queria chegar. Ou seja, o “senhor doutor” é usado como alavanca para quem quer obter algo em troca sem grande esforço e através de um encómio que pouco custa soletrar. A quem o profere exige-se muito pouco (que é sempre compensatório) e quem o recebe, numa viagem supersónica, sobe ao pódio e desfaz-se em generosas subtilezas.
É um abuso perpetrado por aqueles que obrigam outros nesta deferência, porque, como é óbvio, sendo apenas licenciado –o que hoje em dia felizmente é a maioria- pretende alcançar um "status", um estatuto de importância que não tem. O que é curioso, quanto a mim, é este jogo de luzes difusas. Ambos sabem que se estão a enganar mutuamente, no entanto tudo rola lindamente nesta Coimbra de tradição, onde o que interessa é o que parece e não realmente aquilo que se é. Mas, se isto é cultura, ainda que discutível, está tudo dito. Tal como a religião e a política partidária, cultura, mesmo que seja abjecta, sendo uso e costume, não se discute e pronto!
Bom, mas com tudo isto, quase esqueci a minha pequena história, mas, sem mais delongas, vamos a ela que se faz tarde.
No pequeno balcão da pastelaria, o senhor Mendes era o chefe supremo daquele pequeno principado. Fazia tudo para me ensinar a cuidar dos pastéis, a expor as caixas de bombons, como só ele sabia fazer, e, sobretudo, o trato com os clientes, essa era a sua principal preocupação. “Não te esqueças, sempre que vejas um senhor de capa e batina ou vestido de fato e gravata, dirige-lhe-se, obrigatoriamente, sempre com trato especial: "faz favor de dizer, senhor doutor?”.
E assim fazia, até que um dia, um cliente bem posto e todo "apessoado", de fato e gravata, chega ao balcão, e eu, naturalmente: "faz favor de dizer, senhor doutor?" 
O fulano fez uma careta, acompanhado com esgar de contrariedade, e replicou: ”ó rapaz…estás a gozar comigo…ó quê? Eu sou o motorista do doutor Pais Ribeiro! Não me chames nomes…ouviste?" –reclamou irritado e aos berros o homem.

Sem comentários: