domingo, 25 de maio de 2008

UMA PÉROLA

Com a devida vénia, transcrevo uma prosa que descobri no blogue "porta-aviões". Como a considero um "must" literário, assim uma espécie de opúsculo saído da "questão Coimbrã"-luta ideológico-literária entre os defensores do situacionismo desactualizado e um grupo de escritores, não-alinhados,defensores do "iluminismo" literário, independente, sem papas na lingua e contra os elogios de favor.
Saliento que não integro o autor de "A CARTA" em nenhuma das correntes, conservadora ou liberal. Apenas referi a "Questão Coimbrã", porque, a meu ver, a prosa, abaixo descrita, parece saida duma dessas disputas de autores como António Feliciano de Castilho,Pinheiro Chagas,Antero de Quental,Teófilo Braga, entre outros.

Quinta-feira, Agosto 09, 2007
A CARTA


O Porta-aviões teve acesso, em rigoroso exclusivo, à carta que o vereador Prata enviou ao ex-chefe de gabinete Páscoa.

Ex.mo Senhor
Tomei conhecimento através dos jornais que me tinham retirado a confiança politica.
Como não vou em prosopopeias flácidas para acalentar bovinos, ainda pensei em impulsionar bruscamente a extremidade do meu membro inferior contra a região glútea de V.Ex.a. Mas, pensado melhor, e tendo em conta que não sou também de deglutir batráquios, nem de colocar o prolongamento caudal no meio dos membros inferiores, decidi sugerir a V.Exa, aos membros da sua douta comissão e a quem lhe soprou tão asna decisão que procurem receber contribuições inusitadas e veementes na cavidade existente rigorosamente ao centro da região supra-citada. Mais lhe quero dizer que não faço qualquer vontade a V.Exa, nem que a fêmea bovina expire fortes contrações laríngias. Pode assim V.Exa retirar o filho do equino da perturbação pluviométrica, que eu continuarei a dizer o que penso.
PS: que não lhe doa a região duplamente supra-citada.
Não há golpe sem punição!
HPP

Publicada por PIRATA em 1:26 PM
Quarta-feira, Agosto 08, 2007

Sem comentários: