segunda-feira, 12 de maio de 2008

RESPOSTA A MATILDE SOUSA FRANCO


(Foto retirada, com a devida vénia, do Site do Grupo Parlamentar do Partido Socialista)


Muito obrigada, amiga, pela carta que nos enviaste, melhor dizendo, que publicaste no Diário de Coimbra, e em defesa do comércio tradicional. Muito obrigada, Matilde! Sendo tu doutoranda em história de arte e com curso de especialização de Conservadora de Museus, não poderia esperar outra coisa de ti. Não sei se estás a ver a analogia: o comércio de rua já é museológico, assim uma espécie de fóssil. Além disso, conheces muito bem Coimbra. Escreveste várias obras sobre a cidade, como por exemplo: “O Programa Coimbra Antiga e a Viviricação dos centros históricos” –está errado, é vivificação? Eu cá não sei, limitei-me a copiar do site das mulheres socialistas. Escreveste outras obras, como: “Da Cerâmica de Coimbra”; “Proposta de reconversão do Museu Nacional de Machado de Castro”; “Quatro anos na Direcção do Museu Nacional de Machado de Castro” e “António Sérgio e Coimbra”. Ou seja, sabes muito bem do que falas e escreves. Tenho pena de te ver pouco por aqui. A última vez foi em campanha eleitoral, em 2005. És uma pessoa boa, digo isto sinceramente, basta olhar para a tua cara. Tenho a certeza de que és franca sobre o que escreves. Muito para além do teu apelido. Sempre achei, Matilde, que, na política, estás desfocada, és uma peça de xadrez que não combina com o tabuleiro. Esse não é o teu lugar. Tal como o saudoso António, que conheci bem, és uma pessoa boa. Acredita na minha sinceridade. Já há muito que não sabia nada de ti.
Quando li a tua carta fiquei contente. Palavra, Matilde! Estás viva e de boa saúde, graças a Deus! Nós, por cá, vamos andando. Como todos os comerciantes de rua do país. Sentimo-nos como se estivéssemos no corredor da morte. Eu sei que pensas que, com a idade, me tornei pessimista, que, deliberadamente, sou duro, mas é assim Matilde! Vamos vendo cair os nossos melhores amigos. Inevitavelmente, sabemos que também a nossa hora chegará. Estamos condenados. Temos o destino traçado. É como, metaforicamente, nos fossem administrando uma gota diária de cianeto. Há dias foi o Carlos, há pouco tempo foi o César, o António, o Manel. Vamos vendo cair estabelecimentos emblemáticos que marcaram esta cidade. São tantos que nem tos vou referir. Mas obrigada pela tua solidariedade. Serve-me, pelo menos, de consolação. Resta, valha-me, esse sentimento. Sei que se mandasses não deixarias caminhar o comércio tradicional para o abismo como está acontecer. E, só por isso, fico reconfortado. Sei que se “morrer”, entretanto, vais lembrar-te, e, por momentos, condenarás esta nova forma de “excessivo consumismo”, como referes na tua carta, pensarás na minha família. Vais lembrar-te, certamente, que eu, como outros, não temos direito a subsídio de desemprego e, facilmente, poderemos cair na indigência.
Para terminar, gostaria de te lembrar que o Museu Nacional da Ciência e da Técnica, Doutor Mário Silva, está em “coma”, encerrado ao público há cerca de dois anos, e que só espera a machadada final, como quem diz um insensível Decreto-Lei, emanado do teu correlegionário Mariano Gago. Matilde, tu conheces bem este museu. E mais: sendo a tua área profissional, e amando tu Coimbra como amas, não podes deixar cometer este assassínio cultural. Antes de deixares a vida política –sim, porque aposto que não te recandidatarás- evita este acto de lesa-cultura e apagamento deliberado da memória. Coimbra, a cidade que, no Parlamento, representas, agradece, e, se o fizeres, ficar-te-à eternamente grata.
Um abraço e um beijinho deste teu amigo.
LUIS FERNANDES

(esta carta foi enviada à Drª Matilde Sousa Franco, através dos sites do Grupo Parlamentar do Partido Socialista e das Mulheres Socialistas. Foi enviada, também, para publicação, ao Diário de Coimbra, à secção "Fala o Leitor")

1 comentário:

LUIS FERNANDES disse...

JP disse...
Caro Luís! Parabens pela sua perseverança! Eu só gostava que a Dr.ª Matilde recebesse esta sua carta de resposta...

Cumprimentos do JP

10 de Maio de 2008 23:21
LUIS FERNANDES disse...
Muito obrigado pelas suas palavras. Foram importantes, pode crer. Acabei de enviar o texto para o Grupo Parlamentar do Partido Socialista e para o site das Mulheres Socialistas. Estou-lhe grato por me ter lembrado da importância da Drª Matilde S.Franco ler. Fiquemos com a certeza de que vai ler.

P.S.-Também enviei para o "Fala o Leitor" do Diário de Coimbra, embora não saiba se o publicarão.
Um abraço e sempre ao dispor.
Luis Fernandes